Colégio Los Pilares / Dovat Arquitectos

Colégio Los Pilares / Dovat Arquitectos - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Dovat Arquitectos; Dovat Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluar, Aluminios del Uruguay, AutoDesk, Desmon, Microsoft Office, Reiter, Tilo, tecnomadera
  • Equipe De Projeto: Carolina Dovat, Eugenia Ricciardi, Josefina Viana, Valentina Miodownik, Alejandro Arcardini
  • Gerente De Projeto: Heliana Martinez, Fernanda Escayola, Alejo Morales
  • Cliente: ASPROE (Asociación Promotora Educativa)
  • Projeto De Engenharia: Marella & Pedoja
  • Consultores De Instalações Elétrica: Estudio Hofstadter
  • Consultores De Iluminação: Estudio Hofstadter
  • Consultores De Instalações Sanitárias: Estudio Pittamiglio
  • Consultores De Instalações Térmicas: Estudio Lagomarsino
  • Consultores De Detenção De Incêndio: Estudio Otto Vicente
  • Consultores De Extinção De Incêndio: Estudio Otto Vicente
  • Paisagismo: Estudio Verdier
  • Construtora: Stiler
  • Sistemas De Abertura: Horacio Fernandez, ALUFRAN
  • Arquitetos Responsáveis: Carolina Dovat, Eugenia Ricciardi, Heliana Martinez, Alejo Morales
  • Cidade: Montevideo
  • País: Uruguai
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© FERRESCANEPA photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto surge da necessidade de expandir o Colégio Los Pilares, localizado na área central de Montevidéu, no Parque José Batlle e Ordoñez.

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A ampliação do Colégio Los Pilares se baseou na construção de dois novos volumes no centro de um lote com duas frentes, conectando duas edificações existentes. Um dos volumes tem dois andares, onde se localiza o ensino fundamental, o outro, de um único nível e elevado sobre o pátio exterior, onde se localizam as novas salas de aula para o ensino médio. A nova intervenção se une ao prédio existente no espaço denominado de “coração” da escola,e se transforma no articulador do conjunto.

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O coração é o principal espaço do projeto, ponto de encontro e suporte físico de diferentes atividades (auditório,exposições, e até ampliação da oratória existente). É tanto um espaço de passagem, de reflexão e lazer, quanto um espaço para acolher diferentes atividades temporárias, oferecendo um interior climatizado quando não é possível ter certas atividades em espaços externos

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O volume onde se localiza o ensino médio é elevado para permitir a conexão entre o pátio 1 + 3, gerando um espaço intermediário coberto, projetado para o desenvolvimento de atividades protegidas do sol e da chuva (exposições,palestras de grupo, etc). Este sistema de pátios, separados pelo volume coberto, permite o desenvolvimento de atividades de recreio de forma simultânea sem interferências entre elas. As diferentes orientações que foram determinadas, atribuem a eles, características diferenciadas da luz durante o dia.

© FERRESCANEPA photography
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Optou-se por um sistema construtivo de estrutura pré-moldada de concreto, misturando-o com sistemas tradicionais de concreto in loco e alvenaria de blocos vibrados, o que permitiu finalizar a obra num prazo de 10 meses. As fachadas dos novos volumes são compostas por placas pré-moldadas de concreto, com acabamento texturizado ou liso e caixilharia em alumínio preto, gerando um ritmo que unifica a nova intervenção.

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O espaço chamado “coração” se destaca do conjunto, tanto pela sua altura e caixilharia branca da pele de vidro,quanto pela sua materialidade interior, onde foram escolhidos acabamentos de madeira natural e pisos de cimento queimado. No restante dos espaços interiores foram utilizados forros de gesso, lajes pré-moldadas de concreto e pavimentos monolíticos.

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Os espaços internos das salas de aula se definiram atendendo às necessidades do colégio, a partir de módulos de 42m². Estes módulos se agruparam em pares, com divisórias acústicas móveis entre eles o que permite, de forma simples, a conformação em módulos maiores de 84m². Isto atende e se adapta às tendências dos novos conceitos educativos, possibilitando maior versatilidade e flexibilidade dos espaços, permitindo o desenvolvimento de atividades diversas dentro da sala de aula.

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Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Los Pilares / Dovat Arquitectos" [Colegio Los Pilares / Dovat Arquitectos] 07 Jun 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918626/colegio-los-pilares-dovat-arquitectos> ISSN 0719-8906

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